Green-eyed Afghan girl

Texto: Ricardo Carelli

A partir de hoje postarei imagens que ficaram famosas por todo mundo. Por motivos diversos, por alegria, por fatos tristes ou simplesmente pelo significado da imagem.

A primeira foto é uma verdadeira obra de arte.  O fotografo Steve McCurry eternizou a  jovem afegã, Sharbat Gula,  capa da NatGeo, em uma imagem muito conhecida como a “Monalisa Moderna”, a garota, que na época vivia em um campo de refugiados no Paquistão, ficou famosa através de sua fotografia na capa da famosa revista National Geographic, porém a fama não lhe trouxe melhora alguma em sua vida.

Durante duas décadas McCurry, procurou encontrar a mesma menina, que quando tirou a foto tinha 15 anos de idade, e foi em uma de suas incursões pelo Afeganistão que obteve sucesso . O contraste é chocante.

Assim como um livro que terminou de ser escrito 20 anos depois de iniciado, McCurry fez uma nova foto, da mesma menina, que agora trás todas as marcas do sofrimento de um povo na forma de cicatrizes. Os olhos verdes continuam verdes, mas o brilho, a muito se foi apagado.


Sharbat Gula vinte anos depois, novamente capa da NatGeo

 

Da para parar um segundo e pensar: E se a Monalisa fosse pintada 20 anos depois, novamente pelo mesmo artista ? A poesia teria se mantido.

Um bom começo com uma História fantástica dentre outras que aqui trarei.

Enjoy.

Sobre ricarelli

Jornalista, repórter fotográfico, engajado nas lutas sociais contra a desigualdade absoluta que aflige os segmentos marginalizados da socieldade.

Publicado em 25/11/2009, em CRÔNICA, JORNALISMO e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: